A Apple anunciou nesta terça-feira (15) o lançamento de um serviço de assinatura de conteúdo digital voltado para revistas, jornais, vídeos e músicas comprados pela sua loja on-line iTunes App Store.
Donos de conteúdo podem definir o preço e a duração da assinatura, o que marca uma ruptura em relação ao sistema anterior baseada em "banca de jornal", em que cada edição de uma revista, por exemplo, poderia ser comprada separadamente.
Divisão de receita
A Apple vai processar todos os pagamentos e ficar com 30% da receita. Porém, a companhia vai permitir que os donos de conteúdo vendam assinaturas digitais em seus sites, pelos mesmos preços cobrados na App Store. Nesse caso, não haverá compartilhamento de receita.
"Nossa filosofia é simples: quando a Apple gera um novo assinante, a empresa ganha parcela de 30%, quando o produtor traz um novo assinante ou usuário existente, ele fica com 100% e a Apple não ganha nada", afirmou, em comunicado, o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs.
Pelo novo sistema, os consumidores decidem o nível de informação que fornecem aos produtores de conteúdo quando fazem a assinatura dos produtos. Como essas informações serão usadas ficará a cargo dos produtores.
A decisão de lançar um serviço amplo de assinaturas surge semanas depois que a Apple se aliou à News Corp para lançar o "The Daily", a primeira publicação com assinatura disponível na iTunes.
App Store, loja de aplicativos da Apple |
Divisão de receita
A Apple vai processar todos os pagamentos e ficar com 30% da receita. Porém, a companhia vai permitir que os donos de conteúdo vendam assinaturas digitais em seus sites, pelos mesmos preços cobrados na App Store. Nesse caso, não haverá compartilhamento de receita.
"Nossa filosofia é simples: quando a Apple gera um novo assinante, a empresa ganha parcela de 30%, quando o produtor traz um novo assinante ou usuário existente, ele fica com 100% e a Apple não ganha nada", afirmou, em comunicado, o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs.
Pelo novo sistema, os consumidores decidem o nível de informação que fornecem aos produtores de conteúdo quando fazem a assinatura dos produtos. Como essas informações serão usadas ficará a cargo dos produtores.
A decisão de lançar um serviço amplo de assinaturas surge semanas depois que a Apple se aliou à News Corp para lançar o "The Daily", a primeira publicação com assinatura disponível na iTunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário