Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Microscópio que usa gota de água como lente enxerga por baixo da pele

(Embargada até 15h de Brasília deste sábado)
Washington, 19 fev (EFE).- Um microscópio de coerência óptica no qual uma gota de água funciona como lente líquida permite a observação e captação de imagens sem precedentes debaixo da pele, informaram neste sábado os cientistas.
A professora de óptica da Universidade de Rochester (Nova York), Jannick Rolland, apresentou seu estudo perante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço das Ciências realizada em Washington.
A técnica de microscopia de coerência óptica, uma tecnologia para a visualização rápida, ao vivo e sem destruição dos tecidos, é uma variação da tomografia de coerência óptica usada para conseguir resoluções comparáveis com as de um microscópio de duas lentes.
Desta maneira é possível obter imagens tridimensionais das células e tecidos sem causar danos.
A equipe liderada por Jannick melhorou os rendimentos com a substituição das lentes de vidro por uma gota de água.
"Minha esperança é que esta tecnologia leve à eliminação dos processos e despesas significativamente inconvenientes' no exame e diagnóstico de lesões da pele", disse.
Além disso, a professora manifestou que, "por exemplo, quando um paciente chega à clínica com um nevo melanocítico, não seria necessário um corte na pele ou uma custosa análise da imagem por ressonância magnética".
Um nevo melanocítico é uma pequena mancha pigmentada na pele, com bordas definidas, e formada por células névicas carregadas de melanina. Podem se localizar em qualquer profundidade da pele (epidermes, derme ou, com menos frequência, no tecido subcutâneo) e em qualquer parte do corpo.
No lugar da cirurgia para retirá-la "um pequeno aparelho portátil poderia fazer uma imagem que ajudasse a classificar a lesão no próprio consultório", disse Jannick.
No aparelho a gota de água ocupa o lugar da lente e à medida que o campo elétrico em torno da água se transforma, a gota muda de forma e isto diferencia o enfoque da lente.
Isto permite que o aparelho faça milhares de imagens focalizadas em diferentes profundidades sob a superfície da pele e a combinação destas imagens cria uma totalmente focalizada de até um milímetro de profundidade na pele humana.
Jannick disse que o processo foi testado com sucesso na pele humana viva e vários artigos foram publicados em revistas especializadas.
O próximo passo, acrescentou, é o começo do uso em um contexto de pesquisa clínica para a avaliação de sua capacidade para diferenciar diferentes tipos de lesões. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores